LAMBRETTAS (modelos)
Os modelos abaixo listados, são modelos italianos fabricados pela Innocenti. Clique nas fotos para ampliar.
125 - 150 - LI Série III - 1961 - 1967
Um exemplo clássico de "Design industrial" da época, foi assim apresentado este modelo, com novas linhas estéticas e aerodinâmicas. A largura da carroceria foi um pouco reduzida, o formato do farol era trapezoidal. O silencioso foi ampliado, tornando-se mais eficiente.175 - 200 TV III - 162-1965
Neste modelo, a grande novidade foi o freio dianteiro a disco, "rendendo uma freada mas macia e infinitamente mais segura" como dizia a propaganda. O modelo 200cc veio em 1963, buscava atender principalmente as exigências do mercado Inglês.150 Li Special e X Special - 1963 - 1969
Uma scooter veloz e elegante. Com o carburador mais dimencionado e melhoramentos na distribuição, aumentou-se a potência. O banco longo, farois ortogonais, suporte anti-vibrante do motor e o cromado "Special" fizeram muito sucesso.125 - Junior Cento 3m e 4m - 1964 - 1969
Foi um modelo inspirado na concorrente Piagio Vespa. O motor era semelhante aos modelos Li, porém com o pistão posto verticalmente. Outra característica era o cromado "Baby" na dianteira e o formato mais retangular.125 - Special - 1965 - 1969
Destinada a clientela jovem e esportiva. A força do foi farol melhorada, assento longo e também um belo cromado "125 Special. A propaganda diz que com seus 7 cavalos, chega até 86 Kmh com o piloto em "posição aerodinâmica". Não foi um sucesso de vendas, pois era cara: 150.000 liras.200 X Special - 1966 - 1969
A versão TV 200 cilindradas teve sucesso e chega a versão Special. Possuia um belo detalhe lateral de alumínio escovado, com uma inovação estética: o selim vermelho cardeal. Com 200cc era a mais veloz: 107 Kmh. O preço tbém era elevado 190.000 liras.Junior 50 - De Luxe 50 - Special - 1964 - 1971
Outra concorrente com a Vespa. Para o público jovem, este modelo vem com muitos melhoramentos mecânicos e de suspensão. O modelo De Luxe tinha era caracterizado pelo aprimoramento estético. O modelo Special, chegou com diversas cores e um tapete de borracha.Lui 50 C-Cl - 1966 -1969
O espírito de renovação da Innocenti, trouxe este modelo diferente, de 50cc e muito econômico. A propaganda italiana dizia "Tutti per Lui, Lui per tutti". O modelo CL era mais luxuoso e o C mais econômico. Não teve muita aceitação por ter sido um modelo te "futurista" e pelo mercado de Scooters que estava se retraindo.Lambrettino 39cc Debramatic - Lambrettino SX Automatic 49cc 1966- 1968 - O retorno da Innocenti ao mercado ciclimotor. Possui apenas uma marcha e era muito econômica. Também em caso de problemas um botão desativa o comando do motor e pode-se usar como bicicleta. O modelo SX possuia cambio gradual automático.
Lui 75 S-SL - 1968 1969
Destinada ao público mais exigente para suas 75cc, o modelo tinha uma pintura floral estilizada. O modelo SL tinha uma bomba automática de óleo, que era bombeado de acordo com a rotação do motor.125 - 150 DL - 1969 - 1971
Novamente em parceria com o "Studio Bertone" que desenhou o modelo Lui, este novo projeto é desenvolvido. Faróis retangulares, e a mancha desenhada, davam característica a esta nova série.
Com o fim do modelo DL em abril de 1971 encerra-se a aventura da fábrica Innocenti no mágico mundo de duas rodas que por mais de 14 anos, foi um sucesso internacional. O modelo DL teve continuidade na fábrica da Índia, que produz ainda hoje, somente o modelo triciclo.Os modelos tricíclos Lambro e utilitários não estão descritos aqui. Na sua odisséia a Innocenti produziu também os modelos de câmbio automático, modelos de competição e até modelos militares portáteis que eram dobráveis.
Fotos do Site - www.lambretta.it
Pesquisado no livro - Innocenti Lambretta, de Vittorio Tessera
Texto extraído do site Clube da Lambretta de Santa Catarina